quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para Refletir

Trecho do Livro A Imaginação Sociológica de Wright Mills publicado originalmente em 1959
Traduzido por Waltensir Dutra e publicado no Brasil em 1965
Cap 9 Da Razão e Liberdade
p 180-181

            Hoje em dia os homens buscam em toda parte, saber onde estão, para onde vão, e o que -se houver alguma coisa- podem fazer sobre o presente como história e o futuro como responsabilidade. Tais questões não podem ser respondidas de uma vez por todas. Cada período proporciona suas prórprias respostas. Mas agora, para nós, há uma dificuldade. Estamos no término de uma época, e temos de encontrar nossas próprias respostas.
            Estamos no fim do que se chama Idade Moderna. Tal como a Antiguidade foi seguida de vários séculos de ascendência oriental, que os ocidentais provinciamente chamam de período de trevas, assim a Idade Moderna está sendo seguida de um período pós-moderno, ao qual talvez, possamos dar o nome de Quarta Época.
            O fim de uma época e o começo de outra é, na verdade, uma questão de definição. Mas as definições, como tudo o que é social, são históricamente específicas. E nossas definições básicas da sociedade e do eu estão sendo superadas pelas realidades novas.



Será que muita coisa mudou dos anos 50/60 pra cá? Ou ainda estamos perdidos e  vemos nossos valores se transformarem constantemente?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante este texto!

Pelo que vejo, um novo universo de ideias batem à sua porta, Ju. Deixe elas entrarem e as receba carinhosamente. Com certeza, dessa amizade surgirão incontáveis textos, poemas e pensamentos.

Vc é espetacular! Te admiro cada vez mais!!

Te amo!!

Raphael